quinta-feira, 17 de março de 2011

Vegetarianismo na Unifor



A maioria dos alunos da Unifor tem dificuldades em se alimentar no campus, uns pelos preços caríssimos do centro de convivência, outros por não encontrarem muitas opções. E o que falar quando além desses dois fatores o aluno tenha uma alimentação vegetariana?
Primeiro vamos entender dois termos: vegetarianismo e veganismo.
Sabemos que o número de pessoas que aboliram a carne está crescendo cada vez mais, principalmente no meio universitário, na Universidade Federal do Ceará, por exemplo, existe uma opção vegetariana no restaurante universitário. Fizemos então uma pesquisa sobre as opções que temos dentro do campus da Unifor para esse grupo de pessoas.
No centro de convivência, por exemplo, existe o restaurante self-service Nostra Gula, que apresenta várias tipos de salada e proteína de soja no cardápio, segundo Adão Lira, gerente do local, o prato foi inserido no cardápio por sugestões dos próprios clientes, mas os alunos ainda reclamam do preço e acham inviável fazer suas refeições com frequência por lá.
Yargo Gurjão é vegetariano desde muito pequeno e concluiu semestre passado o curso de jornalismo, na Unifor. Ele conta um pouco sobre a situação no campus: “O Maior problema da Unifor não é uma questão dos vegetarianos, mas dos estudantes em geral: o preço. A alimentação diária em de redes de fast-food, ou em um restaurante que não seja universitário, se torna caro para o estudante, que tende a ter uma renda de estagiário, parecido com um salário mínimo.”
Outra alternativa é a lanchonete no estilo fast-food Kalzone, que tem opções integrais com recheios vegetais, mas a opção é apenas para vegetarianos, pois em todas as opções existem queijo ou outros derivados de leite, o que foge dos padrões veganos. A atendente Bruna Luiza afirma que a procura pela linha integral é grande e que é questionada com frequência sobre as opções vegetarianas que existem no local.
Também formada em jornalismo na Unifor e vegetariana há um bom tempo, Clara Dourado conta um pouco de sua experiência na universidade: “Era comum ouvir dos atendentes "esse não tem carne, é de frango" o que demonstra a falta de conhecimento dos profissionais na praça de alimentação que julgam como "carne" somente a proveniente de animais bovinos.
Diversas vezes também "almocei" calzone, pois o único restaurante que dispõe de opções vegetarianas para esta refeição, o self service, possui preços bem elevados pro padrão de vida do estudante universitário.”
Ainda é difícil visualizar uma solução para essa situação, para os vegetarianos a situação ainda complica mais e para os veganos a possibilidade de ter opções de lanche é ainda menor, quase inexistente. Prostestos, abaixo-assinados, cartazes e várias manifestações já foram feitas a respeito do tema, mas ainda se sente uma necessidade de resposta da parte administrativa da universidade.

Leia mais :

Restaurante Universitário na UNIFOR

O Des(conforto) para se alimentar na Unifor

Refeitório chega a receber 730 funcionários por dia

Você tem fome de que?

Prático, barato e saudável

O que comer?

As intervenções do curso de Nutrição

Comer lá fora

Várias opções em um só lugar

Alimentação na Unifor – o que se pode encontrar?

Comida Barata!

Crônica : "O Bicho"

Tarefa Dificil : Emagrecer no Campus

Nenhum comentário:

Postar um comentário