terça-feira, 22 de março de 2011

O Des(conforto) para se alimentar na Unifor


Os intervalos das aulas na Unifor deveriam ser, à princípio, um momento de descontração para bater um papo, relaxar com os amigos e fazer um lanche. Mas acontece, que muitos vêm se queixando da falta de conforto para se alimentar na correria entre uma aula e outra. Aqueles que querem aproveitar os 30 minutos livres, acabam se limitando a longas filas e muita espera. Diogo Evangelista, aluno do curso de Enfermagem, passa por esse problema com frequência, já que seu turno é integral e faz todas as refeições pelo campus. "O tempo que espero pra ser atendido rende todo o meu intervalo. Às vezes, saio comendo em pé e levo pra sala. Na hora do almoço é pior ainda. Algumas vezes, passei mais de meia hora pra fazer meu prato, e ainda tive que rodar pra encontrar um canto pra sentar, aí quando finalmente me acomodei, minha comida já tava gelada. Perdi até o apetite", revela o estudante, meio indignado ao lembrar.
Além da superlotação no Centro de Convivência, há o problema da poluição sonora, que acaba nos prejudicando sem nem percebermos. Então, se você costuma passar por lá nos intervalos do AB (9:00) e CD (11:00) para fazer um lanche, fique atento, pois durante esses horários, o nível de ruídos oscila entre 103 a 111 decibéis, algo bem superior aos limites de tolerância de conforto acústico, que não podem ultrapassar 55dB – o ideal para se fazer uma boa refeição.
A fonoaudióloga Magnólia Diógenes, alerta que quem fica exposto diariamente a níveis de pressão sonora muito elevados pode estar suscetível a uma série de problemas. "Os danos já podem começar a partir de 70dB, e dependendo do tempo de exposição, podem haver sérias lesões auditivas. Quando comemos em ambientes muito barulhentos e às pressas, eleva-se o stress e atrapalha o momento da mastigação, acarretando a má digestão e a dificuldade para dormir."
Portanto, se puder, evite os horários de pico, que estão entre 9:00 e 12:00. Se não der para tomar o café da manhã antes de sair de casa, tente fazer um esforço e faça isso antes da sua aula começar. Se for almoçar, procure ir após 12:30, quando o movimento já diminuiu consideravelmente. Assim, dá pra poupar o seu tempo, e a sua saúde, com certeza, agradecerá!

Leia mais :

Restaurante Universitário na UNIFOR

Refeitório chega a receber 730 funcionários por dia

Você tem fome de que?

Prático, barato e saudável

O que comer?

As intervenções do curso de Nutrição

Comer lá fora

Várias opções em um só lugar

Vegetarianismo na Unifor: como as pessoas que seguem esta dieta se alimentam no campus

Alimentação na Unifor – o que se pode encontrar?

Comida Barata!

Crônica : "O Bicho"

Tarefa Dificil : Emagrecer no Campus

Nenhum comentário:

Postar um comentário