
Um dos objetivos desse programa, é equilibrar o número de usuários do transporte coletivo nos horários de "entre pico" (9h às 10h e 15h às 16h). Há quem ache a idéia absurda: "Eu tenho hora para chegar no trabalho. Não posso sair as 9h para pagar menos. Esse projeto não vale de nada para mim e para muita gente" Deyse Barbosa, 24 anos. 

A doméstica Maria Sandra que passa por dois terminais todos os dias para chegar ao seu destino final, enfrenta a mesma situação: " Ninguém pega ônibus uma hora dessas, por isso os terminais ficam vazios. Não tem sentido uma coisa dessas. As pessoas tem seus horários para cumprir, e tem que pagar mais por isso?" reclama a doméstica.
Realmente, não serão todos os usuários do transporte público que serão beneficiados. Segundo o presidente da Etufor, Ademar Godin, o público desse programa serão as pessoas que podem pegar ônibus a qualquer hora do dia, como a usuária Luciana Januário de 25 anos "Entro no meu trabalho as 10h30. Adorei a tal Hora Social. Para mim não vai mudar nada!" 

Já para o bailarino Tarcíso Martins que transita pelo terminal do Papicu todas as tarde, a Hora social vai funcionar como uma alternativa: "Vai ser interessante. Acho que vou sair mais cedo do trabalho para aproveitar...Tomara que não seja uma coisa temporária, porque vai ajudar muito a população."
DIVULGAÇÃO - Cartazes estão sendo fixados nos ônibus, entretanto, o município ainda não apresentou nenhuma política de divulgação extensiva sobre a Hora Social e suas particularidades ( como a necessidade de ter vale-transporte eletrônico ou carteira de estudante carregada com créditospara usufrir do benefício). Até agora, não há informação sobre até quando valerá a Hora social e como será fiscalizado o horário de aplicação da medida.
A previsão é de que um milhão de fortalezenses sejam beneficiados com o projeto. Resta saber, se o movimento vai definitivamente diminuir nos terminais e se a população vai sentirá a diferença .
Por Juliana Amaral e Pedro Guedes.
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