A velocidade com que esta postagem será lida provavelmente não irá acompanhar o ritmo das atualizações dos grandes portais de notícias. O jornalismo na Web, deve ser classificado antes de qualquer coisa como ágil. Essa agilidade (na captação, elaboração e publicação de informação) torna a internet o campo mais fértil e prático para se veicular qualquer tipo de conteúdo, em especial o jornalístico.
O chamado imediatismo, tão evocado nas práticas jornalísticas, é o principal fator que torna a rede mundial de computadores uma grande aliada dos jornalistas. Isso porque não existe ferramenta que forneça informações e abra possibilidade para disseminá-las para todo o mundo num espaço tão ínfemo de tempo. A internet colabora sim na elaboração do jornalismo em tempo real pois além de fornecer um vasto conteúdo de pesquisa (muitas vezes gratuito), elimina qualquer tipo de burocracia tanto na produção quanto no consumo da informação.
Em outras palavras, a Web tornou (e ainda torna) o fazer jornalístico mais fácil, cômodo e rápido. As pessoas estão cada vez mais condicionadas ao tempo que vivem, experimentando novas tecnologias (cada vez mais acessíveis) e dedicando cada vez menos espaço do seu dia para atividades que tomem muito tempo. Isso talvez explique também a notória migração dos grandes veículos de comunicação para rede, e também a notória queda na procura por mídias mais "convencionais". Sites de emissoras de TV, Rádio e até mesmo de jornais impressos abrem espaço para um aprofundamento de matérias que muitas vezes não podem ser transmitidas na íntegra. A necessidade de se fazer presente na vida das pessoas e a possibilidade de expandir o acesso a notícia produzida atrai a grande imprensa para a internet.
Outra característica relevante do jornalismo online seria justamente a capacidade de rápida reprodução do material informativo dentro da rede; ferramenta usada pelos próprios leitores para difundir notícias de interesse comum com outros grupos sociais.
Não só para veiculação de notícias; a internet tem sobretudo o poder de agregar pessoas sob os mesmos interesses. Os sites de compatilhamento de arquivos,texto, fotos, e música torna a Web um centro democrático não só para produção e consumo de informação, mas também para reunir os interesses de uma sociedade.
Esse poder que a internet pode exercer na vida das pessoas é retratado no filme "A Rede Social" (The Social Network, 2010), que narra a criação do site de relacionamento de maior alcance popular do mundo, o Facebook.
Ao passo que a internet traz diversas ferramentas para divulgar a mesma informação, agregar pessoas e reproduzir conteúdo, os usuários (em especial, os jornalistas) que optarem por utilizar esta mídia devem ser cautelosos no momento em que publicam seu material. Os profissionais devem sempre se assegurar sobre a credibilidade da fonte onde retiraram sua informação, e ao mesmo tempo, serem responsáveis com o material que fornecem aos internautas.
Caro Pedro,
ResponderExcluirseu tom no início do texto tá ótimo. É isso: leve e interativo. Quando vc usar a palavra: portais de notícias linkada, remeta a uma lista de portais tá? é melhor que aparecer só o G1. O termo imediatismo pode melhorar: que tal instantaneidade?
E em "sem qualquer tipo de burocracia" não esqueça que ainda é preciso ter uma máquina(PC/notbook) e acesso à rede o que não é universal no Brasil. Bom, vc tem razão o texto ainda está longo, não achei tão necessário os parágrafos: 5o. e 6o. e o vídeo. Mas para o primeiro dia de aula rs tá ótimo.