
Atualmente, é inevitável falar em jornalismo sem falar em internet. A sua chegada foi o boom para potencializar o fazer jornalístico e disseminar informações de forma prática e em tempo real. Mas nem tudo foram "flores". O avanço gradativo dessa nova tecnologia trouxe alguns probleminhas para os donos dos meios de comunicação, que se preocupavam em manter a audiência e a fidelidade de seus ouvintes, telespectadores e leitores. E foi pensando na internet como uma aliada, que muitos veículos adotaram a postura de convergir seu contéudo, gerando uma maior interatividade e um alcance mundial de materiais difundidos pela rede, que até então, era tida como uma espécie de ameaça.
Se antes era complicado achar uma determinada edição de revista ou jornal para realizar uma pesquisa, hoje podemos ter acesso a um acervo de publições anteriores de forma sucinta e bem organizada, o que facilita na busca e na necessidade que o leitor tem de ver algum assunto com mais velocidade. E é por isso, que mais uma vez, volto a falar em tempo. Pra quem vive na correria e quer se manter informado, procura a internet, que por ser um meio de propagação instantânea de notícias, possui uma linguagem mais coloquial e direta. Até mesmo aqueles que não abrem mão de folhear um jornal impresso, vão acabar se deparando com links, sites e vídeos relacionados ao que acabaram de ler (uma espécie de complemento).
O mais bacana disso tudo, é que pessoas comuns também podem ajudar na difusão dessas notícias, por meio de fotos, vídeos e até sugestões de pauta. Com o surgimento das web rádios, por exemplo, qualquer usuário pode ser gerador de informação e colocar suas produções na rede, sem precisar recorrer à burocracia das concessões de uma rádio tradicional. Isso mostra que todo mundo pode sim, exercer um jornalismo colaborativo e consciente, e que com a chegada da internet e do crescente avanço das novas tecnologias, nós podemos ultrapassar os limites e censuras da nossa profissão!
Olá Jayne,
ResponderExcluirsuper bacana seu post, embora ainda longo. Ao usar o recurso de link tentemos encontrar uma palavra, ou mais de uma, que sinaliza claramente o que nosso leitor verá ao clicar. Por exemplo: velocidade = medidores de velocidade ou Fórmula 1 (rss). Então te pergunto: o que são pessoas comuns? Eu entendi, mas assim parace que nós comunicadores somos "incomuns" né? Continue deixando nosso blog rico de informações. Valeu.