terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

As ferramentas da informação em sites jornalísticos


Palacios (1999) e Machado (2003) definem as características do jornalismo para a Web em:



Multimidialidade/Convergência

A relação entre diferentes formatos midiáticos tradicionais (imagem, texto e som) caracteriza o formato online e facilita a leitura dos usuários. Essas características são identificadas no site do G1.






Interatividade

O Estadão permite que o leitor tenha contato direto com o processo jornalístico. A ferramenta “você no estadão” proporciona liberdade para o leitor opinar sobre vários temas.





Hipertextualidade

Além de informar, a Verdes Mares direciona o usuário para outros sites relacionados ao tema da reportagem. O link complementa o texto e facilita a navegação.




Customização do conteúdo/personalização
O Brasil Econômico permite que o usuário realize várias modificações na página principal do site. O leitor pode adicionar ou remover temas e personalizar o site de acordo com o seu interesse.




Memória

A Folha disponibiliza edições antigas do jornal. Os leitores podem pesquisar por assuntos da década de 20.





Instantaneidade/Atualização contínua

A cada "segundo" o IG atualiza as informações nacionais e internacionais, proporcionando agilidade no acesso.

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