quarta-feira, 1 de junho de 2011

Jornalismo impresso x Internet



"Os jornais impressos vão acabar"


Será que a opinião do jornalista Ricardo Noblat, editor de um dos blogs de política mais renomados do país está certa?


Vejamos...Tal afirmação parece ser forte e definitiva, porém, ao ler a frase, toda uma reflexão sobre o assunto vem à nossa cabeça. Frases e argumentos na ponta da língua, como "um veículo não toma o lugar de outro", "as raízes do jornalismo está no impresso", porém a incerteza ainda prevalece.


A internet hoje em dia influencia um grande números de pessoas, sendo a maioria adolescentes e jovens que não lêem ou nunca leram jornal impresso. Essa geração está caminhando para mídias cada vez mais interativas e instantâneas, como os portais, blogs e revistas online.


E o jornal impresso, onde vai ficar nessa história?

Eis a resposta: se adaptando.


Não é a toa que os principais jornais impressos do Brasil e do mundo já têm seus portais com notícias on line disponíveis a cada minuto. Já que não se pode mais competir com a internet, que é capaz de fazer coberturas em tempo real e ter uma grande interatividade com o leitor.


Assim como as revistas que já estão fazendo edições exclusivas para iPad e outros aparelhos eletrônicos.


E dessa forma, um veículo não compete mais com o outro, e sim se complementam. Quem sai ganhando no final da história é o leitor, que ganha a liberdade de dispor de informações completas, diferenciadas e em alta velocidade.



Texto: Patrícia Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário