terça-feira, 29 de março de 2011

Natureza na Unifor

Quando o homem decidiu afastar-se da natureza seu pensamento dominante era de que ele estava no centro do mundo. Hoje esse distanciamento ainda continua, mas quem está no centro não é mais o homem e sim o trabalho. Na correria da sociedade contemporânea, pouca ou nenhuma relação é estabelecida com a natureza, assim quando algum tipo de contato se dá, limita-se a usar a natureza como um meio de lucro ilimitado. Nesse contexto temos um espaço na sociedade fortalezense que vai contra essa tendência, a Universidade de Fortaleza decidiu “nadar contra a maré” e valorizar o verde. Em uma área nobre da cidade encontramos uma universidade que prima pelo contato dos alunos, professores e funcionários com o que é natural, animais, plantas e fontes desenham o cenário desse ambiente onde a natureza revela sua beleza de várias formas. Acompanhe agora um ensaio desse ambiente:




8 comentários:

  1. Thamy,
    gosto da plástica do seu ensaio. Captar imagens que estão lá todos os dias e que passam desapercebidas é também um exercício do nosso olhar jornalístico. Sugiro, no entanto, que você aponte já no título que trata-se de um espaço na Unifor.
    Minha foto preferida é a oitava.

    ResponderExcluir
  2. Apesar da gente ter contato com a Universidade todos os dias, o ensaio mostra alguns elementos de outro ângulo, o que faz parecer que é algo novo aos nossos olhos. Achei bem inovador por causa disso.

    Minha foto preferida é o close da formiga na folha.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O verdadeiro habitat do homem é na natureza, todos os conflitos existenciais que nossa espécie enfrenta vem desse afastamento, aonde precisamos enrustir todos os nossos instintos.
    Me sinto privilegiada em estudar aqui, pois podemos ter um mínimo contato com o verde.
    Adorei as fotos do gatinho.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo sendo um tema muito abordado, você conseguiu mostrar o assunto com um outro olhar, fugindo das cobiçadas emas. hehehehe
    A que eu mais gostei foi a décima.

    ResponderExcluir
  6. Adoro natureza e por isso de cara gostei muito do seu ensaio. Já fiz um ensaio com esse tema e não é tão fácil, pricipalmente quando queremos fotografar animais. A minha preferida é a do passarinho na árvore. Cores vivas e click rápido pro passarinho não escapar! Muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. É verdade! Captar natureza e, principalmente animais, não é fácil. É preciso agilidade e sensibilidade. Enxergar o que vai além do convencional. A minha preferida é a do cacto.

    ResponderExcluir