terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Características do jornalismo na web

Por Tatiana Pavarino

Multimidialidade/convergência:

A multimidialidade, essencial para “prender” a atenção do leitor, é o uso combinado de texto, imagem e som. Exemplo: UOL notícias


Interatividade:

A internet possibilita que o leitor interaja com a notícia. Ele pode mandar um e-mail para o jornalista, reencaminhar o endereço do site para um amigo ou mesmo republicar a notícia em redes sociais. Exemplo: O Povo online


Hipertextualidade:

A hipertextualidade oferece a oportunidade do leitor se informar além do que ele buscou inicialmente. Através de links, o redator da notícia pode sugerir outros sites relacionados com o assunto, que podem auxiliar no entendimento do leitor. Exemplo: R7


Personalização:

Alguns sites permitem que o leitor personifique o site a seu próprio gosto. É possível aumentar/diminuir a letra, trocar o plano de fundo, direcionar para alguma página específica, entre outros. Exemplo: Terra


Instantaneidade do acesso:

A internet tem a obrigação de noticiar uma informação quase ao mesmo tempo que o caso ocorre. Por ter essa caracterísitca, a notícia na web não detém de muitos detalhes e reflexões. Exemplo: G1


Memória:

A internet tem facilidade em arquivar documentos e noticias. Diferente do jornal impresso, em que o papel se desgasta com o tempo, e da televisão, em que o telespectador só tem acesso ao programa que já passou se ele tiver gravado na hora. Exemplo: Folha de S.Paulo

Um comentário:

  1. Professora, tentei colocar legendas nas imagens, como foi mostrado na aula da semana passada, mas não deu certo. Próxima aula tento novamente em sala de aula.

    ResponderExcluir