No blog do jornalista Eliomar de Lima, podemos ver um claro exemplo de Memória na rede. O jornalista, que detem grande credibilidade qjunto a sociedade Fortalezense, traz ao final de cada postagem uma série de outras notícias sobre o mesmo tema da matéria atual e que foram postadas anteriormente pelo próprio Elimoar.
Como exemplo de Interatividade, podemos citar o site www.gizmodo.com.br. O site é o portal de notícias sobre tecnologias mais popular do país.Logo na página inicial, podemos ver que o site oferece a possibilidade do leitor linkar o site nas redes sociais, além de oferecer ferramentas como espaço para comentários (presentes em muitos outros portais de informação) e uma série de tags com temas relacionados a tecnologia no canto direito. O site também publica notícias e dicas e críticas de produtos que são enviadas pelos próprios internautas.
Como exemplo de costumização/personalização, podemos analisar o site do jornal O Povo, no canto direito inferior do portal, o leitor pode optar por ler a versão impressa do jornal, aumentando ou diminuindo a fonte, escolhendo a editoria, recomendar para um amigo e ainda imprimindo o material que quiser arquivar.
Temos também o portal da revista Época como exemplo de hipertextualidade. As notícias postadas sempre trazem no corpo do texto um box com outras matérias publicadas que tem relação com a notícia em destaque, com a finalidade de informar o leitor mais profundamente sobre o tema.
Por fim, um exemplo de atualização contínua na Web, temos o site da Agência Brasil, veiculado ao grupo EBC de informação. O portal é atualizado tempo real e constantemente com informações sobre o governo federal e iniciativas políticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário