quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A "AMIGA" INTERNET


Jornalismo e Internet caminham hoje lado a lado. Pode-se dizer que atualmente não se faz mais jornalismo sem o auxílio da internet. Seja para certificar-se de alguns dados, procurar fontes, pesquisar mais sobre o assunto em pauta, enfim, a internet tornou-se uma grande aliada de quem faz jornalismo.

Pode-se dizer que antigamente, essa prática de fazer jornalismo era bem mais exaustiva, pois, para se obter qualquer dado a respeito do estava sendo investigado, era necessário que o jornalista saísse as ruas, porém hoje, consegue-se escrever uma matéria inteira sem sair da redação do jornal. Para isso basta um computador com acesso a internet e um telefone.

A internet também ajudou bastante os jornalistas com o fator tempo. O maior inimigo de qualquer pessoa que trabalhe com jornalismo, é o tempo. Esse profissional trabalha sempre contra o relógio, e antigamente como não existia o auxílio da internet, gastava-se o dobro do tempo que gasta-se hoje, para finalizar uma matéria. Porém, apesar da "amiga" internet, ainda assim, trabalha-se contra o tempo.

Afinal, jornalista que se preze, adora essa adrenalina do fator tempo.
No vídeo abaixo, a jornalista Nancy Ramadan, fala um pouco de algumas dificuldades que se tinha em fazer jornalismo antes da era eletrônica e muito mais. O vídeo é curtinho, vale a pena ver.


Um comentário:

  1. Ju e todos que tiveram essa linha de raciocínio: "Pode-se dizer que antigamente, essa prática de fazer jornalismo era bem mais exaustiva, pois, para se obter qualquer dado a respeito do estava sendo investigado, era necessário que o jornalista saísse as ruas, porém hoje, consegue-se escrever uma matéria inteira sem sair da redação do jornal. Para isso basta um computador com acesso a internet e um telefone." Atenção! para não estimularmos um jornalismo sem transpiração, apuração e cruzamento de dados, ok? Isso sempre será necessário. Bom post, mas vamos utilizar mais recursos da rede, ok?

    ResponderExcluir