terça-feira, 29 de março de 2011

Jogo de bastidores

O click no momento certo. Imagens detalhistas, inacreditáveis. Vozes que emocionam os ouvintes. Um espetáculo a parte no mundo do futebol. Do lado de fora do campo, outros jogadores, estes passam por vezes despercebidos. São os profissionais da imprensa esportiva no Ceará. De uniformes laranjas (colete típico exigido pela APCDEC- Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará) eles correm de um lado pro outro durante os noventa minutos da partida, suam literalmente a camisa. Tudo isso para levar até os leitores de jornais, blogs e revistas, ouvintes de rádio e telespectadores uma visão diferenciada, às vezes bem particular, do jogo em si.

Acompanhem na galeria abaixo as imagens do trabalho destes profissionais no último clássico-rei no estádio Castelão antes do fechamento para Copa do Mundo, no dia 27 de março de 2011. No total, atuaram nesta partida, 124 profissionais (entre técnicos, repórteres, cinegrafistas, comentaristas, locutores e jornalistas) locais e 01 profissional jornalista de outro estado. Para saber mais detalhes sobre as emissoras que trabalharam neste jogo visite o blog da APCDEC.


10 comentários:

  1. Cara Fernanda,
    gostei muito do seu ensaio. Normalmente, estes profissionais não são o foco, mas cabe a eles fazer os recortes que darão a visão de um evento ou situação cotidiana. Nesse caso, eles são o foco e por isso todo o mérito na escolha do tema.
    Minha preferida é a do close na repórter fazendo suas anotações.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, poucas pessoas prestam atenção nesses profissionais durante o jogo. Foi muito boa a ideia do tema. Eu gostei mais da foto que o cinegrafista sentado segura a câmera em primeiro plano e a torcida atrás, no segundo plano.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo tema! E é bom saber que nesse mundo masculino, as mulheres estão ganhando um lugar de destaque. A foto que eu mais goste foi aquela que os fotógrafos estão na beira do campo e a Wanyffer só observando.

    ResponderExcluir
  4. Tiro o chapéu para os fotógrafos de esportes, precisa de muita sensibilidade e atenção para captar os momentos mais importantes do jogo.
    A foto que eu mais gostei foi a do fotógrafo "cabeludo" com uma lente tele, meu sonho *.*

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a todos pelos comentários! Trabalho diariamente com esses profissionais e admiro muito o trabalho deles. Merecem destaque pela dedicação e muitas vezes pela coragem. Acreditem, não é um trabalho nada fácil. Adorei fazer!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Trabalho que exige concentração e análise crítica durante 90 minutos. Saber transmistir a emoção do futebol (esporte passional) à várias pessoas, não é muito fácil. Boas fotos, gostei da caneta e o papel, identifica bastante a profissão.

    ResponderExcluir
  8. ótima escolha. Lindas fotos. A minha preferida é aquela onde o senhor fala ao microfone.
    Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Os profissionais que ficam por trás das câmeras também merecem todo o destaque e o mérito, o que você soube transmitir bem nas fotos. A melhor é a que eles estão de costas trabalhando e a repórter de fundo!

    ResponderExcluir
  10. Adorei as fotos, o contraste da cores ficou muito bonito!

    ResponderExcluir