terça-feira, 29 de março de 2011

ESPIRITISMO SEM MISTICISMO

Atualmente, a doutrina espírita vem crescendo de forma acelerada no nosso país, e o número de curiosos não para de aumentar. Segundo a Federação Espírita Brasileira (FEB), se juntarmos praticantes e simpatizantes, soma-se uma estimativa de 23 milhões de brasileiros. Muitos querem entender mais sobre a vida após a morte, mas têm receio de ir a um Centro Espírita, por carregar consigo, o preconceito proveniente de outras religiões e até de filmes, que abordam o sobrenatural e a mediunidade como algo fora do normal e assustador. Mas não é bem assim. Em uma visita ao Grupo Espírita Paulo e Estevão (GEPE), fundado há 60 anos, podemos perceber que tudo funciona na mais perfeita paz. Apesar do seu pouco espaço, o local está sempre recebendo em suas 14 salas, pessoas das mais variadas classes, crenças e idades.

Lá não pára. Independente que haja ou não alguma atividade específica, tem sempre gente espalhada pela livraria e biblioteca, lugares que por sinal, muitos sentam e até ficam em pé para ler, esquecendo do tempo e, quem sabe, viajando na vasta literatura espírita. Suas atividades variam entre palestras, grupos de oração e de estudo, passes e tratamentos espirituais, procurados geralmente, por pessoas que buscam ajuda e esclarecimento, como podemos ver nas fotos a seguir.



4 comentários:

  1. Jayne,adorei o texto. É muito importante abordar as questões espirituais sem preconceitos e visões clichês sobre o tema. Ser jornalista é isso ai: passear pelos universos e retratá-los da melhor forma! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Jayne. Espiristismo é realmente um tema polêmico e é bom ter no nosso blog assuntos que gerem reflexão. Gostei muito da foto da livraria, expressa bem a divulgação da doutrina pelo mundo por meio da psicografia. Livros com temas espirituiais são um dos mais vendidos atualmente.

    ResponderExcluir
  3. Jayne, a foto que mais gostei foi a do livro "O pequeno imperador", com a mesma capa do "O pequeno príncipe".

    ResponderExcluir
  4. Adoreeei a foto daquele senhor sentado, lendo. Ele e os livros. :)

    ResponderExcluir